SEGMENTOS

SEGMENTOS

selo ona

NOSSAS UNIDADES

NOSSAS UNIDADES

Unidade hospitalar Onco-Hematológica
Rua 5-A, Nº 84, St. Aeroporto

Banco de sangue
Rua 5-A, Nº 114, St. Aeroporto

Laboratório
Rua 5-A, N° 90, St. Aeroporto

CEMEG (Posto de coleta Hemolabor)
Rua 5-A, Nº 130 (térreo – 5º e 6º andar), St. Aeroporto

Hospital do Coração
R.6, Nº 243, St. Oeste

Hospital Santa Bárbara
R. Santa Efigênia, Nº 343, Jd. Europa

Hospital São Francisco de Assis
Rua 9-A, Nº 110, St. Aeroporto

Hospital Vila Nova
Rua 158/225 Setor Leste Vila Nova

Hospital Santa Mônica
R. EM 1, s/n – Vila Sul, Aparecida de Goiânia
Telefone: 3611-9725

Câncer de cabeça e pescoço: médica do Hemolabor alerta para sinais que não devem ser ignorados

O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima que o Brasil registre mais de 2 milhões de novos casos de câncer no triênio 2023–2025. Em Goiás, a projeção é igualmente alarmante: mais de 25 mil diagnósticos devem ocorrer ainda neste ano. Neste Julho Verde, ressaltamos a importância de um estilo de vida mais saudável para evitar o câncer de cabeça e pescoço. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP), o índice de cura da doença é de 90% se tratada precocemente, ou seja, em fase inicial.

Segundo a cirurgiã oncológica Anna Carolina Gelini Parreira, do Hemolabor, os principais fatores de risco para o câncer de cabeça e pescoço são o tabagismo, o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e a infecção por HPV. “A prevenção primária e o diagnóstico precoce são as estratégias mais eficazes para reduzir o impacto dessa neoplasia.”

Evitar o cigarro, o consumo excessivo de álcool e manter hábitos saudáveis — como a prática de atividades físicas e uma alimentação rica em frutas, fibras e carnes, preferencialmente brancas — são medidas importantes na prevenção ao câncer. “Sinais como rouquidão persistente, dificuldade para engolir, emagrecimento repentino, caroços no pescoço e lesões na boca que não cicatrizam após 15 a 20 dias devem ser observados com atenção. Nesses casos, a orientação médica é essencial, podendo incluir a realização de biópsia para descartar a presença de tumores malignos”, explica a médica do Hemolabor.

Veja mais...