A água é um componente essencial de todos os tecidos corpóreos e está presente nas reações químicas, respiração, circulação, funcionamento dos rins, digestão, sistemas de defesa, pele, entre outros. Também existem nutrientes  que necessitam de água para que possam ser carregados e distribuídos pelo corpo.

Ao longo do dia perdemos líquidos corporais através da transpiração, suor, saliva, urina e fezes. Em pessoas que permanecem expostas a altas temperaturas ou praticam atividade física, a perda é ainda maior.

A quantidade de água no organismo humano varia de acordo com a idade, sexo e quantidade de tecido adiposo que a pessoa possui. O fornecimento  pode ocorrer através da ingestão de líquidos, consumo de alimentos que possuem grandes quantidades de água (vegetais e frutas) e através do metabolismo corporal.

Recomenda-se, em média, a ingestão de 2 a 3 litros de água por dia. Em situações especiais, como calor excessivo e exercício físico intenso, esse consumo deve ser maior. Apenas pessoas com alguns problemas de saúde específicos como insuficiência cardíaca, hepática ou renal, podem ter restrições hídricas e devem seguir as recomendações dadas por médicos e nutricionistas.

Uma dica importante para controlar e estimar o consumo diário de água é a utilização de garrafinhas de água durante o dia e para os que se esquecem de ingerir água, atualmente existem aplicativos para celulares que possuem a função de lembrá-lo. Não espere ter sede para hidratar-se!