Aconteceu na Unidade Onco-Hematológica Hemolabor, em Goiânia, o 3º Encontro do Outubro Rosa, com um café da manhã seguido de palestras e apresentações de dança do ventre para pacientes oncológicos em diferentes etapas do tratamento e acompanhantes com o mastologista Délio Marques Conde, da nutricionista Jordana Colombo, e a apresentação de dança do ventre da paciente Vera Lúcia Pedroso e o depoimento do paciente Tertuliano Rosenthal Figueiredo, para cerca de 40 pessoas na manhã de 31 de outubro.
O Mastologista Délio Marques Conde abordou o tema Câncer de Mama – a importância do conhecimento, e ressaltou que cada participante presente no evento pode se tornar um agente no combate a fake news. Já a nutricionista Jordana Colombo, salientou a relevância de uma alimentação equilibrada para o paciente oncológico com todos os grupos alimentares além de uma boa hidratação.
“Não podemos esquecer dos momentos sociais. Durante o período do tratamento é importante não viver só para a doença. Momentos sociais estão linkados com comida. Essa alimentação de conforto, por muitas vezes são alimentos mais gordurosos, calóricos e industrializados. Em momentos esporádicos – jamais no dia a dia – vai melhorar a alma, o coração e vai deixar um momento muito difícil passar de uma forma mais tranquila”, afirmou a nutricionista.
O executivo Tertuliano Rosenthal Figueiredo, 42 anos, emocionou a plateia com seu relato contra o câncer de mama e deixou uma importante mensagem a todos sobre qualidade de vida. “Pratiquem atividades físicas, cuidem do corpo e da mente. A doença não pode nos paralisar”, salientou.
“Nosso Encontro do Outubro Rosa é um momento especial, pensado com carinho para fortalecer nossos pacientes oncológicos e acompanhantes. Além de informação e apoio, promovemos um espaço de troca, onde cada depoimento lembra que ninguém está sozinho. Com conhecimento e afeto, a jornada se torna mais leve”, conclui a psicóloga Thatianna Resende.