As atividades da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT) do Grupo Hemolabor, organizadas pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio (CIPA) que ocorreu entre os dias 23 e 27 de setembro, foram encerradas em grande estilo e alto astral com a Risoterapia no stress, apresentado por Renata Alves de Almeida e Dhanilo Mendes Carvalho com muita dança e alegria entre os colaboradores da unidade. Durante os cinco dias da ação, foram ministradas diversas palestras sobre comportamento seguro no trabalho, ginástica laboral, alimentação saudável, saúde mental, autoestima, primeiros socorros, infecções sexualmente transmissíveis (IST’s).
O coordenador dos Serviços Especializados em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), Jovair de Oliveira Borges, ressaltou que o principal objetivo do evento é combater qualquer fator causador de doenças ou acidentes, que impactem a saúde dos colaboradores do Grupo Hemolabor. “O objetivo é promover uma reflexão sobre a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, conscientizando colaboradores com palestras e atividades interativas. A semana foca no bem-estar, abordando temas como ISTs, prevenção ao suicídio e saúde mental, essenciais para construir um ambiente mais seguro e saudável”.
A técnica em laboratório do grupo Hemolabor, do posto externo de coleta do Hospital São Francisco Wesclanna Pereira Passo, relatou que o dia foi bem corrido, difícil e com situações meio complicadas. “Esperei chegar aqui na SIPAT e assistir a uma palestra cansativa e foi bem o contrário, foi uma verdadeira terapia do riso”.
A farmacêutica Mildri Wquezia da Silva Marques interrompeu o expediente de trabalho para participar da Risoterapia. “Foi a melhor escolha para uma sexta-feira! Rimos e nos confraternizamos, encerrando a SIPAT. Eu ainda vou voltar a trabalhar, mas agora com o astral lá no alto”, disse Mildre.
Para a gestora do Gente e Gestão, Hellen Lôbo, foi perceptível a participação e o engajamento dos colaboradores durante a programação proposta para a SIPAT 2024, pois o auditório ficou lotado em vários momentos.
“A equipe da CIPA e do SESMT realizaram um trabalho de sensibilização para a participação de mais de 400 colaboradores nas atividades. Além disso, foram os responsáveis por toda gestão do evento, proporcionando o melhor aos nossos colaboradores. É importante destacar a atuação da equipe técnica de segurança do trabalho que se empenhou em executar um evento que tem uma relevância social muito grande para a instituição”, concluiu Hellen Lôbo.