Na tarde de 18 de novembro, a aposentada Maria Lúcia Moreira de Lima Vieira entrou no Banco de Sangue Hemolabor com passos firmes e o coração leve. Faltavam apenas dois dias para seu aniversário de 70 anos, e ela tinha a missão de realizar sua última doação de sangue.
Maria Lúcia começou a doar aos 40 anos, atendendo ao chamado de amigos que precisam de doções de sangue para seus familiares, recorda ela. A aposentada contou que o gesto altruísta se tornou um hábito, ganhando espaço em sua rotina e no seu coração.
Desta vez, porém, a doação tem o significado do encerramento de um ciclo que durou quase três décadas. “Hoje estou aqui e não vim doar para uma pessoa específica, faço questão de estar aqui, dois dias antes do meu aniversário de 70 anos, para doar vida para quem precisa pela última vez”, disse, com um sorriso calmo.
Maria Lúcia sabe que seu exemplo deixou marcas, pois suas duas filhas também se tornaram doadoras. Ao refletir sobre sua trajetória, ela transmite uma mensagem clara. “Agradeço a Deus pela oportunidade de ter ajudado tantas pessoas. Encerrar esse ciclo com saúde e alegria é uma bênção. Faço questão de deixar registrada aqui no mural uma mensagem para que os doadores voluntários prossigam com esse gesto que salva vidas”.
”
Quem pode doar sangue ou plaquetas?
• Homens e mulheres entre 18 e 69 anos (desde que a primeira doação tenha sido realizada antes dos 59 anos);
• Adolescentes entre 16 e 17 anos devem estar acompanhados do responsável legal/pai ou mãe;
• Pesar no mínimo de 50kg;
• Ter se alimentado, dormido bem e não ter consumido bebida alcoólica nas últimas 24h.