A Sessão Clínica de quinta-feira, 5 setembro, teve como debatedora a pneumologista Ádria Almeida. A médica faz parte do corpo clínico do Centro Médico de Goiânia (CEMEG), unidade que integra o Grupo Hemolabor, em Goiânia. Na ocasião, a especialista relatou suas mais recentes experiências aos colegas de profissão sobre o Manejo das Pneumonites Imunomediadas, no auditório da Unidade Onco-Hematológica.
Durante o encontro, a pneumologista dissertou sobre o diagnóstico e o tratamento. “A imunoterapia por si só já é uma novidade, um avanço que veio para quebrar o paradigma do tratamento convencional do câncer. Com esse tratamento, é possível ofertar uma expectativa de vida maior para os pacientes. Por outro lado, cabe ao profissional responsável pelo tratamento observar mais de perto possíveis complicações da pneumonite”, alertou.
“Ter o diagnóstico precoce e essa suspensão clínica precoce, se for indicado o tratamento com corticoterapia”, salientou a pneumologista. “A imunoterapia vem sendo mais utilizada para melanoma, câncer de pulmão e colorretal”, observou a especialista do CEMEG, Ádria Almeida.
O médico rádio-oncologista, Fernando Leal, participou ativamente da roda de conversa realizada entre os participantes no final da Sessão Clínica e ressaltou a importância da participação no evento. “Essas aulas são fundamentais para termos o time em sincronia, para ofertarmos um serviço de qualidade para o paciente Hemolabor. Essas atualizações nos trazem mais segurança para conduzirmos as intercorrências. Infelizmente, a oncologia não é um mar de rosas e precisamos estar sempre atentos e prontos para lidar com os problemas. A aula foi ótima e vimos os caminhos para lidarmos com as pneumonites”.
Sobre a Imunoterapia
A imunoterapia é uma estratégia que ativa o sistema imunológico do paciente para combater o câncer. O objetivo é que o organismo elimine a doença de forma mais eficiente e com menos toxicidade.
Estudos estão em andamento para avaliar a utilização da imunoterapia para praticamente todos os tipos de câncer.
O médico especialista em imunoterapia é o oncologista clínico, para neoplasias sólidas, e o onco-hematologista, para neoplasias hematológicas. Para crianças e adolescentes, o médico especialista é o oncopediatra.