Em alusão à campanha internacional Maio Amarelo, que visa conscientizar sobre a segurança no trânsito e reduzir acidentes, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (CIPA) e os Serviços Especializados em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) promoveram palestras no auditório da Unidade Onco-Hematológica do Grupo Hemolabor. As atividades aconteceram nos dias 20 e 21 de maio, voltadas aos colaboradores da instituição. O bate-papo foi conduzido pelo coordenador de telemetria Ranyer Dias Leite, com participação do assistente Luiz Fernando Monteiro e dos analistas Yasmim Alves Rocha de Rezende e Wagner Coimbra, que reforçaram a importância de dirigir com responsabilidade e respeitar as leis de trânsito.
A analista de telemetria Yasmim Alves Rocha de Rezende destaca que, com os dados obtidos, é possível identificar falhas na condução e trabalhar pontos focais para uma direção mais segura. “A gente consegue proteger a integridade do condutor, do veículo e prevenir acidentes”, afirmou. Segundo ela, essa análise também contribui para o cuidado com a frota, um importante objetivo da empresa. [sugestão – As informações apresentadas pela equipe da ITA Frotas trouxeram orientações de segurança e conservação dos veículos, destinadas aos condutores da frota do Hemolabor. As orientações também são válidas para os colaboradores que conduzem seus próprios veículos no dia a dia.
Na palestra do Maio Amarelo, promovida pela CIPA e o SESMT, Jefferson Costa Manzan, da manutenção, destacou o que mais chamou sua atenção. “A telemetria pode ajudar na condução mais eficiente. Por relatórios, a gente consegue ver freada brusca, tempo de banguela, consumo. Abriu minha visão para economizar combustível, pneu e aumentar a segurança”, disse. Já o motorista Paulo Roberto Souza Silva, contou conhecer o termo “banguela” como “embalagem” e que nunca teve o hábito de usar. “Deixo no neutro só no sinal. Em ladeira, desde a autoescola, sei que não é recomendado”, afirmou. Para ele, as dicas da equipe foram esclarecedoras e muito úteis para o dia a dia dos condutores.
A assistente social e membro da CIPA, Cristina Dias, falou sobre a motivação das palestras para os colaboradores. “Abraçamos a campanha do Maio Amarelo com a missão de promover a educação no trânsito, o aprendizado da direção defensiva, uma experiência imersiva e a informação do desempenho da nossa frota”. Conforme a assistente social, o objetivo é conscientizar todos os condutores para eles retornarem diariamente com segurança para suas famílias. Telemetria permite gestão mais eficiente e segura da frota corporativa.
Como funciona a telemetria?
A telemetria tem se consolidado como uma ferramenta estratégica para empresas que atuam com frotas de veículos. Por meio de sensores instalados nos automóveis, a tecnologia permite o monitoramento em tempo real de dados como velocidade, frenagens bruscas, acelerações, consumo de combustível, rotas e tempo de uso. Essas informações ajudam a identificar falhas na condução, aprimorar a direção defensiva e promover a segurança dos motoristas. Além disso, a análise dos dados contribui para a redução de custos operacionais, preservação dos veículos e prevenção de acidentes. Na prática, a telemetria transforma dados em ações, favorecendo uma gestão mais eficiente e segura da frota, que representa um dos ativos mais importantes das empresas.