SEGMENTOS

SEGMENTOS

selo ona

NOSSAS UNIDADES

NOSSAS UNIDADES

Unidade hospitalar Oncohematológica
Rua 5-A, Nº 84, St. Aeroporto

Banco de sangue
Rua 5-A, Nº 114, St. Aeroporto

Laboratório
Rua 5-A, N° 90, St. Aeroporto

CEMEG (Posto de coleta Hemolabor)
Rua 5-A, Nº 130 (térreo – 5º e 6º andar), St. Aeroporto

Hospital do Coração
R.6, Nº 243, St. Oeste

Hospital Infantil de Campinas
Av. Pará, nº 400, St. Campinas

Hospital Santa Bárbara
R. Santa Efigênia, Nº 343, Jd. Europa

Hospital São Francisco de Assis
Rua 9-A, Nº 110, St. Aeroporto

Instituto do Rim
AV. T-1, Nº 759, St. Bueno

Hospital Vila Nova
Rua 158/225 Setor Leste Vila Nova

Hospital Santa Mônica
R. EM 1, s/n – Vila Sul, Aparecida de Goiânia
Telefone: 3611-9725

Alerta vermelho para doação de sangue durante as férias de Julho

Alerta vermelho para doação de sangue durante as férias de Julho

O mês de julho já se inicia com o fantasma da baixa de bolsas de sangue disponíveis para doação em todos os bancos de sangue no país e isso impacta diretamente no atendimento dos pacientes, principalmente dos envolvidos em acidentes de trânsito e em procedimentos cirúrgicos de emergência onde existe uma grande necessidade.

A redução já pode ser sentida a partir da última semana de junho, quando se iniciam as férias escolares e as famílias aproveitam o mês para viajar.

No Banco de Sangue Hemolabor, para haver uma média segura nas doações, é necessário ter cerca de 70 doações/dia, assim é possível atender a toda a demanda com segurança. Porém, a redução registrada nos anos anteriores é de 50% nas doações durante o mês de julho e isso pode fazer com que o aumento da demanda não seja atendido.

Na maioria das situações, as doações são feitas por parentes e amigos de pacientes internados que necessitam do sangue para a realização de algum procedimento, o que geralmente não são suficientes na manutenção do estoque, ou seja, é apenas um paliativo nas doações.

Para Morghana, uma de nossas doadoras de sangue recorrente, “doar sangue para mim vai além de um simples ato de solidariedade. É entender que Deus me deu a oportunidade de impactar, mudar e melhorar a vida de outras pessoas. Quando percebo que tenho algo que posso compartilhar para fazer a diferença, especialmente quando se trata de salvar vidas através da doação de sangue, tudo isso ganha um significado imenso. É por isso que considero essa atitude tão importante.”

O aumento de acidentes nas estradas e cidades faz com que a demanda para utilização de bolsas de sangue seja elevada. Somente nos 13 primeiros dias do mês de julho de 2023 foram registrados 84 acidentes, com 101 pessoas feridas nas rodovias do estado.

Com isso, os estoques acabam trabalhando abaixo da margem de segurança ideal e isso prejudica o atendimento aos pacientes.

Sendo assim, é muito importante que você seja doador de sangue neste mês e possa aproveitar este momento de escassez para fazer o bem e salvar até 4 vidas com uma única doação!

PARA SER UM DOADOR DE SANGUE VOCÊ PRECISA:

Agendar um melhor horário, através do WhatsApp: 62 99822-0456 ou 62 99822-6189 ou ligando para (62) 3605-6600, evitando assim aglomerações.

Requisitos para ser um doador:

● Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos. Menores de 18 anos é necessário
● consentimento dos responsáveis.
● Pesar mais de 50kg.
● Levar documento de identidade original, oficial e com foto recente.
● Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).
● Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).
● Estar em boas condições de saúde.
Atenção!
● Candidatos que apresentam suspeita ou contaminação confirmada da COVID-19 estarão aptos a doar somente 10 dias após a completa recuperação. No vírus da gripe, o prazo é de 7 dias.
● Pessoas que tiveram dengue ou tomaram a vacina contra a infecção devem aguardar 30 dias para doar sangue. Quem teve dengue grave precisa esperar um tempo maior para a doação: 180 dias após a recuperação do quadro infeccioso.
● Para aqueles que tomaram a vacina da gripe, é preciso aguardar 15 dias após a imunização.
Doe sangue, doe vida! Se restou alguma dúvida, acesse a página do Banco de Sangue Hemolador.

Veja mais...