SEGMENTOS

SEGMENTOS

selo ona

NOSSAS UNIDADES

NOSSAS UNIDADES

Unidade hospitalar Onco-Hematológica
Rua 5-A, Nº 84, St. Aeroporto

Banco de sangue
Rua 5-A, Nº 114, St. Aeroporto

Laboratório
Rua 5-A, N° 90, St. Aeroporto

CEMEG (Posto de coleta Hemolabor)
Rua 5-A, Nº 130 (térreo – 5º e 6º andar), St. Aeroporto

Hospital do Coração
R.6, Nº 243, St. Oeste

Hospital Santa Bárbara
R. Santa Efigênia, Nº 343, Jd. Europa

Hospital São Francisco de Assis
Rua 9-A, Nº 110, St. Aeroporto

Instituto do Rim
AV. T-1, Nº 759, St. Bueno

Hospital Vila Nova
Rua 158/225 Setor Leste Vila Nova

Hospital Santa Mônica
R. EM 1, s/n – Vila Sul, Aparecida de Goiânia
Telefone: 3611-9725

Avanços na imunoterapia para pacientes com câncer de pulmão

Especialistas se reuniram no dia 31 de outubro, no auditório da Unidade Onco-Hematológica do Hemolabor, em Goiânia, para a Sessão Clínica “Câncer de Pulmão — adjuvância com imunoterapia,” conduzida pelo oncologista clínico Fernando Azevedo. Durante o encontro, foram discutidas abordagens e informações sobre um caso clínico de câncer de pulmão, com foco na adjuvância com imunoterapia, explorando avanços e estratégias para o tratamento oncológico.

 Segundo o especialista, são elegíveis para o tratamento oncológico adjuvante com imunoterapia pacientes que já passaram por cirurgia para remoção do tumor e receberam quimioterapia. Em um dos estudos mencionados durante a apresentação, a quimioterapia não foi obrigatória, mas recomendada, permitindo que, conforme a indicação médica, o paciente iniciasse a imunoterapia mesmo sem o tratamento quimioterápico.  

“A imunoterapia tem mostrado bons resultados em pacientes com câncer de pulmão, especialmente naqueles que apresentam uma proteína específica chamada PD-L1. Quanto maior o nível dessa proteína, maior pode ser o benefício da imunoterapia e de ganho de sobrevida para o paciente,” explicou Fernando.

O oncologista clínico destacou que, embora traga benefícios, a imunoterapia pode apresentar efeitos colaterais, como alterações hormonais, alterações cutâneas e, em casos raros, pneumonite.

Veja mais...