O Banco de Sangue Hemolabor deu início a uma importante parceria com a Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás), vinculada ao Ministério da Saúde (MS). Os laços se estreitaram depois que a comitiva do Grupo Hemolabor recebeu a analista de banco de sangue e plasma da Octapharma, Júlia Oliveira, em uma visita técnica em março de 2024. Desde então, o Banco de Sangue Hemolabor faz parte do seleto grupo da Hemorrede, formada por 69 hemocentros públicos e serviços de hemoterapia privados que coletam o sangue de doadores voluntários e não remunerados.
Na manhã de terça-feira (03/09) aconteceu o terceiro envio com 96 bolsas de plasma. Responsável por acompanhar a equipe da Hemobrás durante toda a coleta, o biólogo Western Michel da Silva, esclareceu sobre a importância de fornecer hemocomponentes para o MS e salientou que a natureza também é beneficiada com a destinação correta do plasma. “Para o Grupo Hemolabor é sensacional liberar esse plasma excedente. Reduzimos o descarte e a geração de resíduo biológico. A previsão é de que os envios ocorram mensalmente”.
O biólogo explicou que essa ação sustentável reduz o tratamento de resíduos biológicos e que a quantidade de envio de plasma deve aumentar gradativamente. “A iniciativa busca reforçar o estoque de plasma necessário para a produção de medicamentos vitais para o tratamento de diversas doenças, incluindo imunodeficiências, hemofilias e outras condições de saúde que dependem de derivados do sangue”.