Em mais uma ação voltada para a sustentabilidade, o Grupo Hemolabor realizou, nesta terça-feira, 27 de agosto, a coleta e reciclagem do papelão utilizado em suas atividades diárias. A iniciativa parte do compromisso da empresa com a preservação do meio ambiente e visa reduzir o impacto ambiental gerado pelo descarte inadequado de materiais recicláveis. Desde a primeira coleta realizada em 14 de maio de 2024, quase uma tonelada e meia de papelão foi descartado corretamente pelas unidades do Grupo.
O material recolhido nesta última coleta foi um total de 88 quilos de papelão, e será encaminhado para uma cooperativa de reciclagem local, onde será processado e transformado em novos produtos, como caixas e embalagens. A parceria visa reduzir o custo da coleta de resíduos infectantes por meio da compensação pelo papelão reciclado. A escolha de trabalhar com a cooperativa reflete o compromisso do Grupo Hemolabor não apenas com o meio ambiente, mas também com o apoio à economia circular e ao fortalecimento de parcerias sustentáveis na comunidade.
“A reciclagem de papelão é uma das várias iniciativas que adotamos para minimizar nosso impacto ambiental. Desde a primeira coleta de papelão, cerca de uma tonelada e meia de papelão foram coletadas. Acreditamos que todos os nossos projetos de reciclagem são ações que fazem a diferença e ajudam a construir um futuro mais verde”, destacou o coordenador do Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) do Grupo Hemolabor, Jovair de Oliveira Borges.
Além da reciclagem de papelão implantada em 2024, o Grupo Hemolabor destinou corretamente desde 2017 um total de 1.531 lâmpadas, 27 quilos de pilhas e baterias, 389 quilos de eletrônicos e o mais recente projeto onde se destina as tampinhas plásticas para a reciclagem e que envolve também os colaboradores das unidades arrecadou em apenas um mês 2,8 quilos.