SEGMENTOS

SEGMENTOS

selo ona

NOSSAS UNIDADES

NOSSAS UNIDADES

Unidade hospitalar Onco-Hematológica
Rua 5-A, Nº 84, St. Aeroporto

Banco de sangue
Rua 5-A, Nº 114, St. Aeroporto

Laboratório
Rua 5-A, N° 90, St. Aeroporto

CEMEG (Posto de coleta Hemolabor)
Rua 5-A, Nº 130 (térreo – 5º e 6º andar), St. Aeroporto

Hospital do Coração
R.6, Nº 243, St. Oeste

Hospital Santa Bárbara
R. Santa Efigênia, Nº 343, Jd. Europa

Hospital São Francisco de Assis
Rua 9-A, Nº 110, St. Aeroporto

Instituto do Rim
AV. T-1, Nº 759, St. Bueno

Hospital Vila Nova
Rua 158/225 Setor Leste Vila Nova

Hospital Santa Mônica
R. EM 1, s/n – Vila Sul, Aparecida de Goiânia
Telefone: 3611-9725

Outubro Rosa: o relato de um homem contra o câncer de mama

Quando o executivo Tertuliano Rosenthal Figueiredo, de 42 anos, notou que seu mamilo esquerdo havia se invertido, ele buscou ajuda médica, mesmo sem sentir outros sintomas. O diagnóstico, em dezembro de 2023, confirmou o inesperado câncer de mama, doença que afeta principalmente mulheres, mas que também acomete homens, embora seja menos comum. Tertuliano compartilhou seu relato para conscientização sobre a importância da observação e do diagnóstico precoce, para pessoas com histórico familiar, como no seu caso, onde várias mulheres do lado materno foram diagnosticadas com a doença.

Tertuliano mencionou o impacto que o diagnóstico teve em sua vida pessoal e profissional. “Na vida pessoal, fiquei mais fechado, isso me ajudou a ver quem realmente estava ao meu lado.” No trabalho, sempre que possível, ele tentava manter o ritmo, mesmo em dias difíceis. O apoio veio de pessoas próximas como sua mãe, sua companheira, suas irmãs e colegas que ofereceram suporte psicológico e emocional ao longo do processo. “Essas relações me deram força e clareza sobre o que realmente importa”, refletiu.

Ao dirigir-se a outros homens e mulheres, com o seu relato de experiência que acontece no dia 30 de outubro, às 9 horas, no auditório da Unidade Onco-Hematológica, em Goiânia, ao lado do mastologista Délio Marques Conde,  da nutricionista Jordana Colombo e da apresentação de dança do ventre da ex-paciente Vera Lúcia Pedroso, Tertuliano enfatiza a importância do autoconhecimento e do cuidado com a própria saúde. “Principalmente os homens têm vergonha de se olhar e se tocar, mas o que você menos espera pode estar lá”, alertou.

Hoje, com o tratamento em andamento no Grupo Hemolabor, Tertuliano voltou à rotina de atividades físicas e se sente mais forte. “Estou no caminho certo. Me exercitar foi uma das melhores escolhas, e pude ver como hábitos como tabagismo e alimentação desregrada só geram prejuízo”. Embora o câncer traga incertezas, ele acredita que as lições continuarão surgindo e vê o futuro com resiliência. “Aprendi a valorizar o que realmente importa e a ignorar as opiniões que não contribuem.”

Qual a porcentagem de câncer de mama em homens?

Apesar de raro, o câncer de mama também pode acometer homens. Os casos representam 1% do total, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA). Em 2020, foram registrados 207 óbitos de homens por câncer de mama no Brasil.

Veja mais...