SEGMENTOS

SEGMENTOS

selo ona

NOSSAS UNIDADES

NOSSAS UNIDADES

Unidade hospitalar Onco-Hematológica
Rua 5-A, Nº 84, St. Aeroporto

Banco de sangue
Rua 5-A, Nº 114, St. Aeroporto

Laboratório
Rua 5-A, N° 90, St. Aeroporto

CEMEG (Posto de coleta Hemolabor)
Rua 5-A, Nº 130 (térreo – 5º e 6º andar), St. Aeroporto

Hospital do Coração
R.6, Nº 243, St. Oeste

Hospital Santa Bárbara
R. Santa Efigênia, Nº 343, Jd. Europa

Hospital São Francisco de Assis
Rua 9-A, Nº 110, St. Aeroporto

Instituto do Rim
AV. T-1, Nº 759, St. Bueno

Hospital Vila Nova
Rua 158/225 Setor Leste Vila Nova

Hospital Santa Mônica
R. EM 1, s/n – Vila Sul, Aparecida de Goiânia
Telefone: 3611-9725

Pneumologista do CEMEG alerta para os perigos umidade do ar abaixo de 12% em Goiás

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta vermelho, na manhã de segunda-feira (19/08) de grande perigo, de baixa umidade para Goiás. O instituto alertou sobre uma onda de calor que afetará o país durante esta semana, os termômetros podem chegar a 40ºC, com destaque para as regiões oeste e sudoeste do estado. A umidade relativa do ar deve ficar abaixo de 12%, o que inspira cuidados extras com a saúde, principalmente de crianças e idosos. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a umidade ideal para a saúde deve estar entre 50 e 60%.

De acordo com a pneumologista do Centro Médico de Goiânia (CEMEG), Ádria Almeida, a baixa umidade que estamos expostos nesta época do ano é uma condição que aumenta a concentração de poluentes no ar, podendo promover doenças respiratórias e piorar as doenças já pré-existentes, como asma e doença pulmonar obstrutiva crônica, popularmente conhecida como enfisema.

Crianças e idosos tendem a ser mais prejudicados pela baixa umidade do ar e merecem atenção redobrada por apresentarem o sistema imunológico mais frágil. A médica alerta para alguns sintomas desta época do ano. “Narinas e olhos ressecados, cansaço e dor de cabeça podem aparecer quando acontece a desidratação. A irritação que o ar seco promove nas vias aéreas dificulta a respiração e aumenta o risco cardiovascular com sobrecarga no coração”.

A pneumologista alerta que a confusão mental em idosos e a prostração em crianças são sintomas que também merecem maior cuidado. para quem já possui histórico de doenças respiratórias prévias, é importante manter o uso das medicações regularmente e, em caso de piora dos sintomas, entrar em contato com o médico especialista. “É fundamental não ficar exposto ao sol ou calor nos horários mais intensos e beber muito líquido, para não ter a saúde prejudicada”.

Principais cuidados que podemos ter nesse período:

– Ingerir bastante líquido;

– Lubrificar olhos e narinas com soro fisiológico várias vezes ao dia;

– Aumentar a hidratação dos ambientes com aparelho umidificador de ar, espalhar panos ou recipientes com água pela casa, arejar o ambiente, evitar objetos que possam acumular poeira como cortinas e carpetes, preferir panos úmidos para limpeza, evitando as vassouras;

– Ter cautela ao praticar atividade física ao ar livre, evitando os horários entre 10 e 16 horas.

Sobre o CEMEG

O Centro Médico de Goiânia é formado pelo corpo clínico de médicos especialistas do Grupo Hemolabor. Atendendo a pacientes há 30 anos, o CEMEG conta com as especialidades de cirurgia oncológica, cirurgia torácica,  cardiologia, coloproctologia, endocrinologia, gastrologia, cirurgia do aparelho digestivo, oncologia, geriatria, hematologia, mastologia, pediatria, mastologia, pneumologia, proctologia, psiquiatria e urologia.

Veja mais...